Resenha : Garotas de Vidro

Editora: Novo Conceito
Autora: Laurie Halse Anderson
Páginas: 272


Depois de ter lido Garotas de Vidro me perguntei porque o deixei tanto tempo de lado, afinal eu o comprei no ano passado e só peguei pra ler agora. Foi um erro! Pois é um livro maravilhoso.

É meu primeiro livro da Laurie Halse Anderson, uma autora nova-iorquina que aborda em seus livros temas polêmicos e fez muito sucesso com o livro "Fale!" lançado pela editora Valentina.
Em Garotas de Vidro, conhecemos Lia, uma adolescente de 18 anos que sofre de anorexia, e acaba de descobrir que sua ex-melhor amiga Cassie morreu e antes disso a ligou 33 vezes e Lia não atendeu. 
Amigas desde a infância, Lia e Cassie fizeram uma promessa ainda meninas de que seriam as garotas mais magras do colégio, e aí começa a obsessão pela magreza, pela contagem de calorias, e automutilação. Lia saí de uma clínica de reabilitação onde já esteve pela segunda vez e vai morar com o pai, só que ela não está curada e continua sem comer e traçando metas de quilos a perder. É perturbador ver como ela conta as calorias de cada coisa que come, a fome que ela sente e pra se punir ela se corta. É agoniante ver o quanto Lia sofre, pois ela se vê no espelho como se fosse gorda e feia.
E é um baque quando ela descobre que Cassie morreu sozinha num quarto de hotel, Lia já não está bem psicologicamente e com a morte de sua melhor amiga ela começa a perder a noção entre a realidade e as alucinações.
A autora descreve brilhantemente a dor, a agonia, a visão distorcida que as pessoas com anorexia têm. Não é frescura, não é besteira, é uma doença séria e que deve ser tratada o quanto antes. 
Garotas de Vidro deveria fazer parte do currículo escolar, leitura obrigatória pra crianças, jovens, adultos. Livros como esse nos fazem refletir e numa sociedade em que o corpo perfeito é o ideal, a anorexia pode atingir a qualquer um de nós,



Por Nanda Lessa


1 comentários:

  1. Oi moça, tudo bem? Te indiquei na tag, conforme prometido no grupo, mas não encontrei nossa conversa para avisar, vai por aqui o link da brincadeira http://bit.ly/1tXAei9 Quando responder me avise, por favor. Parabéns pelo blog, adorei!

    ResponderExcluir